Beatriz de Burgos Peine

From TradWiki 2.0
Jump to navigation Jump to search

Nascida e criada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, Bia Peine era arquiteta por formação e deu aula por 14 anos na Faculdade de Arquitetura. Mudou-se para São Paulo para integrar o Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde, com seu marido e grande amor Daltony Nóbrega, informatizou a Videoteca, o Departamento de Chamadas e o Departamento Musical da emissora, em meados da década de 90.

Depois de tantas experiências profissionais "ciscando aqui e ali", Bia e Daltony decidiram juntos que, quando crescessem, queriam ser tradutores. Certamente, os colegas que tiveram a sorte de conviver com a Bia Peine tradutora podem atestar que tal meta foi alcançada com muita maestria. Já os colegas que não tiveram essa sorte podem acessar o artigo Torre de Babel - O nascimento da tradução em uma versão alegórica, uma lembrança que mostra a visão divertida e inteligente do casal.

Se como profissional era reconhecida por sua pontualidade, dedicação e simpatia, na vida pessoal colecionou, ao longo de seus 66 anos, amigos e admiradores do seu bom-humor, generosidade e inteligência. Após lutar contra um câncer por mais de um ano, Bia foi cremada na tarde de sexta-feira, 28 de abril de 2017.



Publicação original: http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000855963/morre-beatriz-de-burgos-peine-criadora-do-primeiro-site-da-band.html