Terminologia

From TradWiki 2.0
Jump to navigation Jump to search

O que é terminologia[edit | edit source]

Estudo de termos e expressões direcionados a áreas de saber específicas. O terminólogo desenvolve definições e aprofunda os conceitos de áreas de especialização com o propósito de fixar o conhecimento dessas áreas segundo os termos e expressões que as caracterizam.

A terminologia especializada é o que permite identificar um texto como pertencente a uma área de saber específica e a suas subáreas. Por exemplo, textos médicos são identificados pelos termos associados à medicina. Textos sobre reumatismo, um termo por si só genérico e impreciso, aplicado a diversas doenças, são reconhecidos pela presença não apenas de termos médicos ou da área de saúde mais genéricos, como articulações, músculos e esqueleto, mas também por terminologia que aprofunda a especialização em doenças reumáticas, como fibromialgia, artrite, estreptococcia, etc.

Terminologia e tradução especializada[edit | edit source]

Sendo assim, a tradução especializada, também conhecida como tradução técnica, ou tradução científico-técnica, é aquela que trabalha com textos especializados caracterizados pela presença predominante de terminologia especializada associada a uma determinada área de conhecimento.